segunda-feira, março 27, 2006



Etc. Rapadura - II Seminário [bawbu´siu]

DO LOCAL
Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas
Av. da Universidade, 2853 - Benfica


DO PÚBLICO

Alunos, profissionais e professores de comunicação, artes e áreas afins.

DA PROGRAMAÇÃO


Dia 31 de Março de 2006


19h

CONFERÊNCIA

Arte e Tecnologia: Como Politizar a Discussão

Prof. Dr. Arlindo Machado

Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP


21h

PERFORMANCE

Glossolalic Machine n#1: Cenácula [versão plugada]

Projeto [bawbu´siu]

Curso de Comunicação Social da UFC


Dia 01 de Abril de 2006


19h

CONFERÊNCIA

A Performance Dessacralizada
Prof. Dr. Gilmar de Carvalho

Curso de Comunicação Social da UFC


21h

PERFORMANCE

Projeto [bawbu´siu]

Curso de Comunicação Social da UFC


22h

EXPERIMENTAL JAM

Apresentação de música experimental com bandas e artistas locais.


Dia 02 de Abril de 2006


18h

CONFERÊNCIA

Projeto Interpresença: pesquisa em mediatectura e comunicação interativa

Prof. Dr. Artur Matuck

Escola de Comunicações e Artes da USP


20h

PERFORMANCE

Projeto [bawbu´siu]

Curso de Comunicação Social da UFC


21h

FESTA DE ENCERRAMENTO

DJs locais


INFORMAÇÕES

balbucio@yahoo.com.br

DOS CONFERENCISTAS

Arlindo Machado

Arlindo Machado é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo. Seu campo de pesquisas abrange o universo das chamadas imagens técnicas, ou seja, as imagens produzidas por meio de mediações tecnológicas diversas (fotografia, cinema, vídeo e atuais mídias digitais). Sobre esses temas, publicou os livros Eisenstein: Geometria do Êxtase (São Paulo, Brasiliense, 1982), A Ilusão Especular (São Paulo, Editora Brasiliense, 1984), A Arte do Vídeo (São Paulo, Brasiliense, 1988), Máquina e Imaginário: o Desafio das Poéticas Tecnológicas (São Paulo, EDUSP, 1993) e o CD-ROM Ensaios sobre a Contemporaneidade (São Paulo, PUC, 1994), além de vários artigos em jornais e revistas do Brasil e do exterior. É também co-autor de Os Anos de Autoritarismo: Televisão e Vídeo (Rio de Janeiro, Zahar, 1985) e Rádios Livres: a Reforma Agrária no Ar (São Paulo, Brasiliense, 1986).


Artur Matuck

É formado em artes pela ECA/USP, onde, atualmente, é professor, e pós-graduou-se em artes visuais pela Universidade da Califórnia, em San Diego, depois de ter conseguido bolsa da Fundação Fullbright para fazer uma pesquisa sobre o copyright na Universidade de Iowa. Artista multimídia, videomaker, performer e escritor, Matuck desenvolveu também, em 1991, o projeto Reflux, na Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh, e outro sobre escritura alterada por computador, na Universidade da Flórida, em Gainesville. Foi um dos pioneiros em arte-comunicação no Brasil. Apresentou a videoinstalação Alpha Centauri Stelo Binara, na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983). Uma parte significativa do trabalho de Matuck tem inspiração ecológica como seu vídeo Emanatio-Profanatio (1977), que trata do sacrifício de bezerros por um fazendeiro do Estado de Wisconsin, movido por razões políticas; e Brahminicide (1977), que mostra o processo tecnológico de matança de porcos na cidade de Iowa. Numa perspectiva mais politizada, Matuck fez também Maurício Prisoner (1981), reconstrução fictícia do lento processo de enlouquecimento de um militante tupamaro numa prisão uruguaia. Para a realização desse trabalho, Matuck utilizou apenas um ator, um pequeno quarto com uma escada e os objetos comuns ali encontrados. As imagens do mundo exterior vão se transfigurando lentamente em projeções interiores da fantasia alucinada do prisioneiro. Ainda em 1981, Matuck fez Ataris Vort in the Planet Megga (primeira versão; haveria ainda uma segunda, preparada para a Bienal Internacional de São Paulo, em 1983), um enredo experimental de ficção científica, no qual o autor usa fartamente os efeitos eletrônicos a que teve acesso na Universidade de San Diego. Esse vídeo daria início a uma série de experiências, que se desdobrariam durante toda a década de 80 e começo dos anos 90, envolvendo uma estranha espécie de ficção científica videográfica, com exploração de recursos eletrônicos até então inéditos.


Gilmar de Carvalho
É mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (com Publicidade em Cordel, Maltese, São Paulo, 1994) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC - São Paulo (com Madeira Matriz, Annablume, São Paulo, 1999, prêmio Sílvio Romero, da Funarte, deste mesmo ano). Professor do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em História Social da UFC. Mais de vinta títulos lançados e publicação de artigos em revistas nacionais e estrangeiras.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

vocês têm algum grupo de estudo do qual possam participar outros estudantes?

28/3/06 14:23  
Anonymous Anônimo said...

adorei. :)

30/3/06 01:30  
Anonymous Anônimo said...

estou postando umas fotos aqui: www.fotolog.net/gerador.

1/4/06 23:59  

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