quarta-feira, março 22, 2006

Projeto Balbucio

O Projeto Balbucio surgiu a partir da iniciativa do Prof. Dr. Wellington Junior, do curso de Comunicação Social da UFC, em desenvolver estudos relacionados à experimentação em arte contemporânea, principalmente em temas ligados ao seu objeto de estudo – a glossolalia (ou o dom das línguas).

Foi a partir disso que cinco estudantes do Curso de Comunicação formaram o grupo junto ao prof. Wellington Junior e apresentaram, na exposição da 16ª Semana de Comunicação Social da UFC, em setembro de 2003, a performance intitulada Glossolalic Machine #1 - Cenacula.

No fim de abril de 2004, o grupo volta a se apresentar na I Semana de Humanidades da UFC. Já acrescido de novos componentes, foi realizada a segunda máquina glossolálica: Glossolalic Machine #2 - Torture.

No XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social, ENECOM 2004, no dia 16 de julho, a performance Cores Berrantes aconteceu durante todo o dia nas ruas do bairro Benfica e no Centro de Humanidades da UFC.

Em novembro, o lançamento do livro Glossolalia: Voz e Poesia, do Prof. Dr. Wellington Jr. foi acompanhado da reapresentação da primeira máquina glossolálica, Cenacula.
Durante a II Semana de Humanidades da UFC, o Projeto Balbucio organizou uma exposição artística com obras individuais de seus componentes: Santinhos, do Prof. Wellington Jr.; Digital Digital, de Tobias Sandino Gaede e Raquel Geller; A Xapa e Entre Palitos, de Jedi; 96010033518, de Juin.Além da exposição, na abertura do evento, na noite de 25 de abril de 2005, a performance Save Our Souls foi apresentada. Também no transcorrer da Semana, o grupo apresentou mais duas performances: reapresentação das Cores Berrantes e a inédita Ternos.

Dentro da programação da II Semana de Humanidades, em Abril de 2005, o grupo apresentou as performances SOS, no salão nobre da Reitoria da UFC, e Ternos, na Avenida da Universidade.

Em comemoração aos 40 Anos do Curso de Comunicação Social da UFC, o Projeto promoveu o Articulações - I Seminário Balbucio de Arte Contemporânea, nos dias 14, 15 e 16 de junho, no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC.

Na performance Gelo Ogival, no dia 11 de agosto, rememorando o episódio do ataque atômico à cidade de Hiroshima, o grupo construiu, em plena Avenida da Universidade, um cemitério de gelo.

No dia 23 agosto de 2005, o grupo abriu a exposição “Arte em Tempos Autoritários”, organizada pelo Prof. Dr. Gilmar de Carvalho no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, com a performance Via Corpus.

Em todas as suas apresentações, o Projeto Balbucio teve grande destaque na mídia cearense. O grupo foi matéria em todos os jornais da cidade. Além disso, o grupo foi destaque em inserções da TV local (TV Ceará, TV Verdes Mares, TV Jangadeirto e TV União) e emissoras de rádio (Rádio Universitária). Participou também do Projeto Entre-Lugares, na ONG Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, que investiga os modos de representação contemporânea em arte.

Selecionado para o Projeto BNB de Cultura na categoria de artes visuais, o Projeto Balbucio encaminha suas atividades para o restante do ano e procura se firmar no panorama artístico cearense